Grupos de Trabalho

O que é?!

Os Grupos de Trabalho são grupos que se dedicam ao aprofundamento de uma temática determinada visando o acúmulo para o Movimento Estudantil de História sobre o tema.

Como funciona?

Os GTs são espaços autogeridos e orientados pelas Secretaria Geral da FEMEH e tem inscrições abertas semestralmente. ​ Suas produções serão publicadas na Revista e Site da FEMEH e apresentado no ENEH.

Posso participar?

Sim, por favor!  todos e todas são bem-vindes a participar e contribuir nas discussões! 

 

 

 

GRUPOS DE TRABALHO DA SECRETARIA DE COMBATE AS OPRESSÕES

 

I- Marketing e edição: O respectivo grupo de trabalho irá ficar responsável por produzir artes dos cartazes, revistas, cartilhas e outros materiais solicitados pelos GT’s que compõem a Secretaria de Combate às Opressões.

II- Mulheres: O respectivo grupo de trabalho terá como função principal discutir pautas, ações emancipadoras para as mulheres e combate à violência, o feminicídio e toda forma de opressão sofrida pelas mulheres.  

 

III-. Mulheres negras: O respectivo grupo de trabalho terá como função principal discutir pautas que contemplem as subjetividades das mulheres negras, ações emancipadoras e combate à violência, o feminicídio e toda forma de opressão sofrida pelas mulheres.

   

IV- LGBTQIA+: O respectivo grupo de trabalho terá como principal tarefa a discussão sobre a experiência histórica de sujeitos LGBTQIA+, no Brasil, propondo e criando meios para a redução da LGBTQIA+fobia,  dentro e fora dos cursos de História. Se faz importante também dimensionar qual o impacto da entrada de tais sujeitos na universidade, promovendo uma reflexão sobre permanência estudantil. 

 

V- Negros e Negras: O respectivo grupo de trabalho terá como função principal discutir pautas relacionadas às populações negras, ações emancipadoras e formativas, além de pensar em estratégias para o combate ao genocídio dessas populações.

 

VI- Povos tradicionais: O respectivo grupo de trabalho pretende discutir sobre as populações integrantes e descendentes de comunidades tradicionais em âmbito nacional, problematizando e combatendo a invisibilização das mesmas, fomentando a discussão sobre acesso e permanência dessas populações às Universidades, fortalecendo discussões teóricas sobre a História dos mesmos e incentivando a ocupação de espaços de militância e visibilidade por parte dessas comunidades. O fortalecimento de discussões teóricas e sociais, pautando-se ações políticas a partir dessas, passa por questões transversais ao acesso aos direitos fundamentais, como saúde, educação, direito à terra e à vida. 

 

VII-. Mulheres Tradicionais: O respectivo grupo de trabalho tem como objetivo discutir sobre as questões que perpassam a existência de mulheres integrantes e descendentes de comunidades tradicionais, refletindo também sobre o acesso e permanência das mesmas nos cursos de graduação e pós-graduação em História, fortalecendo as discussões de gênero aliadas às discussões de visibilidade e resistência dessas comunidades.

 

VIII- Combate ao Capacitismo: O respectivo grupo de trabalho será de composição ampla e terá como pauta principal a discussão das cotas nas universidades e a efetividade destas, bem como, o mapeamento das universidades que possuem este sistema de cotas. Propondo ações emancipadoras e de autogestão para a respectiva categoria.

 

IX- Xenofobia: O respectivo grupo de trabalho pretende debate sobre a xenofobia presente e naturalizada na historiografia brasileira, que transpassa os espaços universitários e se vê reproduzida através dos livros didáticos com pouca (ou nenhuma) representação da pluralidade humana. A partir dessas discussões, propõe-se ações de problematização e combate à xenofobia em âmbito nacional.


PARÁGRAFO ÚNICO: Os grupos de trabalho de número II a VII (Mulheres, Mulheres Negras, LGBTQIA+, Negros e Negras, Povos Tradicionais e Mulheres Tradicionais) serão de participação exclusiva à pessoas que se inserirem socialmente dentro dos referidos grupos. Garantindo-se assim, espaços de auto-organização e visibilidade para os mesmos.

GRUPO DE TRABALHO DA SECRETARIA ORGANIZATIVA

 

I- Produção de Conteúdos: O respectivo grupo de trabalho tem a responsabilidade de criar conteúdos em diversas áreas como a Revista da FEMEH, postagens, indicações, espaços cultuais, etc.

Criado pela Secretaria de Comunicação da Federação do Movimento Estudantil de História

  • Ícone do Facebook Branco
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube