• FEMEH

Revolta dos Malês



"Brasil, meu nego/ Deixa eu te contar/ A história que a história não conta/ O avesso do mesmo lugar/ Na luta é que a gente se encontra" (Samba enredo da Mangueira - 2019).

Na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835, em Salvador, Bahia, ocorreu o maior levante de escravizados que se tem notícia na história do Brasil: a Revolta dos Malês.

Esses homens e mulheres que tinham origem islâmica, conhecimento em matemática e sabiam ler em árabe, se levantaram em revolta contra a constante perseguição que o Estado brasileiro praticava contra a sua religiosidade.

Nós, estudantes de História, não podemos esquecer de enfatizar a importância dessa data como um verdadeiro lembrete da força que o povo negro carregava durante o período da escravidão e ainda carrega no pós-abolição. Essa capacidade de resistir deve estar presente nos nossos trabalhos historiográficos e nosso fazer docente, destacando sempre que possível o poder que a população negra brasileira tem de transformar a realidade através da sua luta organizada.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo